Conheça os serviços que a APTA oferece em medicina ocupacional
Nosso compromisso sempre será com a melhor entrega para os nossos clientes, com atendimento ágil, humanizado e cordial.
Jaelson de Oliveira Silva
Clique em um serviço para ver sua descrição
Realizamos todos os exames previstos no PCMSO
Liberação do ASO no mesmo dia, exceto quando na grade tiver exames laboratoriais que vão pra análises fora da nossa cidade.
Contamos com equipe de Médicos, enfermeiros e Técnicos na área do trabalho para a prestação de serviços de mão de obra terceirizada. Nosso time é formado por profissionais com experiência na área de medicina ocupacional.
Nosso PCMSO atende todas as exigências legais da NR-7 e diretrizes de empresas Contratantes para que o trabalho de sua empresa seja aprovado sem perder tempo. Programação de exames do PCMSO de acordo com a exposição dos agentes nocivos e compromisso ético de colocar apenas os exames necessários para o trabalhador.
Os estabelecimentos geradores de resíduos de serviços de saúde precisam elaborar um plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS. O presente plano constitui-se de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente baseado na RDC-222/2018 – ANVISA, que Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde.
As ausências dos colaboradores no ambiente de trabalho podem se tornar um importante fator de perdas de talentos e de queda na produtividade da empresa. Realizar uma Gestão para conhecer as principais causas de afastamentos dos trabalhadores e os efeitos que podem acarretar na organização, possibilitam diversas ações preventivas e principalmente ações de melhoria nas condições de trabalho com resultados expressivos no custo hora homem trabalhada, além de tornar um ambiente mais favorável ao trabalhador. Contamos com as ferramentas de Gestão e uma equipe preparada para oferecer este serviço à sua empresa.
Realizamos treinamentos presenciais e treinamentos EAD.
Contamos uma plataforma de Treinamentos de SST – Segurança e Saúde no Trabalho, na modalidade a distância.
A plataforma de treinamentos possui conteúdo de forma didática, por meio de materiais interativos, conteúdo em vídeo e atividades de fixação, ideal para treinamentos de SST.
Nosso LMS automatiza a emissão de certificados, compila informações importantes em dashboard para os gestores, automatiza o envio de informações para o eSocial, minimiza erros e reduz o tempo de treinamento em comparação aos presenciais.
O objetivo do eSocial é unificar as informações prestadas aos diversos órgãos do Governo Federal. As informações de SST enviadas ao eSocial são usadas para substituir a forma de emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). O envio do eSocial é obrigatório para todas as empresas que possuem empregados. Para as que não possuem, é necessário enviar anualmente a informação que a empresa está sem movimento trabalhista.
QUAIS LAUDOS A EMPRESA PRECISA TER?
Se a sua empresa possui empregados está obrigada a elaborar e implementar o LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho. Não há exceção para esse laudo, uma vez que todos os trabalhadores devem ter PPP.
Além desse laudo sua empresa pode estar obrigada ao PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos e PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
A APTA fará uma análise de sua empresa para te apresentar quais laudos sua empresa precisará ter. Entre em contato com nosso time que daremos todas as informações necessárias para a adequação de sua empresa ao eSocial.
O QUE É ENVIADO NESSA FASE?
Basicamente, três eventos devem ser enviados ao eSocial:
A Comunicação de Acidente de Trabalho (S-2210) é o evento utilizado para informar acidente de trabalho e trajeto do trabalhador, ainda que ele não se afaste. Para o seu envio são necessárias as informações do acidente e o atestado médico do atendimento. Essa informação deve ser prestada no primeiro dia útil seguinte ao acidente e, em caso de morte, imediatamente.
Já no Monitoramento da Saúde do Trabalhador (S-2220) serão enviados os exames ocupacionais (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional). O envio é realizado até o dia 15 do mês seguinte ao da realização do exame, mas a empresa deve cumprir os prazos para a realização.
E no evento de Condições Ambientes do Trabalho – Agentes Nocivos (S-2240) irá registrar as condições ambientais de trabalho e informar a exposição do trabalhador à agentes nocivos que gerem direito à Aposentadoria Especial. Também são declaradas as informações de Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC e Equipamentos de Proteção Individual – EPI. Para esse evento é necessária uma carga inicial com as informações existentes no início da obrigatoriedade e informar sempre que houver mudanças.
COMO É REALIZADO O ENVIO? E QUEM É RESPONSÁVEL PELA INFORMAÇÃO?
As informações de SST tem impacto na aposentadoria especial dos trabalhadores, nos pagamentos de insalubridade e periculosidade, na tributação da folha de pagamento e na gestão dos afastamentos. Sendo assim, contamos com um sistema próprio e um time preparado para lançar as informações pertinentes aos eventos de SST, gerar os arquivos e realizar o envio dos eventos de SST direto ao eSOCIAL sem você se preocupar.
Faça um contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.
O Programa de Gerenciamentos de Riscos é composto por duas áreas principais: inventário de riscos e plano de ações. O inventário é onde devem ser arquivadas todas as informações sobre os riscos envolvidos nas atividades da empresa, com detalhes sobre o ambiente de trabalho, os processos e as atividades realizadas. O PGR também precisa mostrar os perigos envolvidos, as fontes desses perigos, os riscos que eles trazem e quem são os trabalhadores afetados. Ele também apresenta a avaliação de riscos e os resultados do monitoramento da exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, além, claro, da avaliação ergonômica
O objetivo deste Programa é eliminar, mitigar ou neutralizar os riscos que foram detectados no inventário. Os planos de ação precisam levar em consideração a matriz de risco, que estabelece a relação entre a gravidade dos riscos e a frequência dos acidentes e doenças ocupacionais.
O LTCAT – Laudo Técnico da Condições Ambientais do Trabalho é estabelecida pela Instrução Normativa nº 100 do INSS e está vinculada a eventuais agentes de risco físicos (ruído, frio, calor, radiações), químicos e/ou biológicos aos quais os trabalhadores da empresa estão expostos, segundo os conceitos da Portaria nº 3.214/78.
Através do LTCAT é possível a emissão do formulário PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, que se refere à avaliação da causa de aposentadoria especial.
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é o estudo psicofisiológico dos trabalhadores, que busca promover a perfeita integração entre as capacidades e limitações do trabalhador, suas condições de trabalho e a eficiência do sistema produtivo.
Investir na ergonomia de sua empresa é investir na produtividade, desempenho e satisfação dos colaboradores. Pois, dessa forma, medidas preventivas ou corretivas podem prevenir acidentes, corrigir erros e diminuir riscos.
Essa ferramenta permite analisar e identificar os riscos ergonômicos que os equipamentos utilizados na realização das atividades podem oferecer. Assim como a forma como são utilizadas e para medir os impactos que seu uso, esforço e repouso causam, direta ou indiretamente, nos funcionários em sua rotina de trabalho.
Insira seu e-mail e receba nossas novidades
Desenvolvido por Korban Soluções